Se você está em busca de melhores resultados nos motores de busca, especialmente no gigante Google, é essencial seguir algumas práticas fundamentais na criação de posts de um blog WordPress. Afinal, cada conteúdo em seu site tem o potencial de gerar tráfego orgânico, sem custos adicionais. Vamos explorar algumas das melhores práticas que você deve sempre aplicar ao criar conteúdo para o seu blog.

Conheça as práticas básicas que podem ser aplicadas na criação de posts de um blog WordPress

Este conteúdo fornece algumas práticas sólidas para otimizar a visibilidade e desempenho de um blog WordPress e você poderá aplicar essas dicas hoje, elevando a qualidade e impacto das suas publicações.

Título: otimize para os mecanismos de busca

O título é a primeira impressão que seu post faz. Certifique-se de que seu título tenha no máximo 70 caracteres para ser lido de maneira eficiente pelos motores de busca, mas não esqueça, certifique-se de que o título seja envolvente para os leitores humanos. Escolha palavras-chave relevantes e atraentes.

Categorias e tags: organize e descreva

Categorize seus posts em temas amplos, como “Notícias” e “Dicas,” com inicial maiúscula. As categorias escolhidas devem ser relevantes e ajudar na navegação do usuário. Utilize tags para detalhes específicos, mantendo-as em minúsculo. Corrija erros de digitação para evitar problemas de indexação.

Imagem destacada: otimização é a chave

Ao inserir uma imagem no site, o primeiro passo é tê-la no computador e o trabalho já se inicia ao nomear o arquivo que será inserido.

Estamos sempre buscando otimizar nosso tempo, automatizando tarefas e utilizando ferramentas para executá-las o mais rápido possível. Entretanto, muita gente confunde produtividade com pressa e isso acaba gerando um erro básico, mas muito comum: não nomear as imagens corretamente.

Nomes como “hfsfsgahge123” ou “ashashiu” não representam absolutamente nada e nomear as imagens é fundamental para complementar outras informações como “Texto alternativo” e o “Título”. Além disso, sempre priorize o hífen como separador de palavras.

Depois de fazer o upload da imagem para a “Biblioteca”, preencha sempre os campos “Texto alternativo” e “Título”.

  • Texto alternativo: O próprio Google já se posicionou oficialmente afirmando que o conteúdo presente neste atributo é lido pelos crawlers e utilizado como uma das informações principais para que o buscador saiba do que a figura se trata. Escreva textos alternativos curtos e que retratem de forma adequada a imagem;
  • Título: Faz o que diz, é o título daquela foto, uma descrição mais detalhada.

Importante: se você inseriu uma imagem incorretamente e não vai mais utilizá-la, SEMPRE apague. Quanto mais imagens inúteis você tiver na “Biblioteca”, mais pesado será o backup do site e mais quota de disco você estará utilizando na hospedagem.

Continuando nossas dicas sobre imagens, quando você insere a “Imagem destacada” está definindo a imagem que ficará sendo a principal da notícia.

O ideal é que esta imagem mantenha um padrão mínimo. Exemplo: de 1000px x 700px, pois não há necessidade de imagens muito grandes e imagens muito pequenas podem ficar com pixels aparente – baixa qualidade.

Outro fator muito importante é o peso da imagem que está sendo inserida.

Quanto mais imagens o seu site possuir, mais pesado ficará e consequentemente mais lento, por isso, a otimização de imagens irá melhorar a performance.

Formato de imagens

.webp – Sempre
.jpg – Às vezes
.png – Nunca

Dê sempre preferência a imagens que tenham menos que 100 kb (mas quanto menor, melhor). Você pode utilizar de forma totalmente gratuita um site para compressão. Exemplo: compressor.io.

Benefícios da otimização

  • Isso irá melhorar a velocidade de carregamento da página;
  • Arquivos grandes diminuem a velocidade e os buscadores detestam sites lentos;
  • Tamanhos de arquivo de imagem menores usam menos largura de banda. Redes e navegadores irão apreciar isso;
  • Requer menos espaço de armazenamento no servidor e a criação de backups será mais rápida.

Frase-chave de foco (Yoast SEO)

No Yoast SEO, preencha o campo “frase-chave de foco” com a palavra-chave principal do seu post e não esqueça de incorpora-lá naturalmente ao longo do conteúdo. Isso ajuda os motores de busca a entenderem o conteúdo da página.

Texto do post: o conteúdo é rei

Especialistas de SEO são enfáticos quando dizem que o conteúdo é rei.

Você pode até produzir um artigo com 10.000 palavras, mas se o conteúdo e a qualidade não foram bons, o artigo pode não ser bem ranqueado.

Uma sugestão simples que fazem:

  • 500 palavras: os mais básicos;
  • 1.000 palavras: os conteúdos mais complexos;
  • Mais de 1.000: os conteúdos especiais.

Importante, se copiar e colar conteúdo de outras fontes, sempre “limpe” a formatação do texto antes de colar no campo “texto” do seu post. O fato de copiar trás todas as configurações pré-existentes.

Você pode limpar a formatação colando o texto em um bloco de notas e depois copiando-o novamente.

Arquivos: otimize para velocidade

Outra prática importante para também reduzir o tempo de carregamento das páginas é otimizar arquivos que, porventura, você possa inserir em algum post.

Por exemplo, se em um post você for disponibilizar um PDF para download, SEMPRE faça antes a compressão do arquivo. Você pode utilizar de forma totalmente gratuita este site para compressão: smallpdf.com/pt/comprimir-pdf.

Vídeos: não faça o upload diretamente no site

Ao enviar vídeos diretamente para a “Biblioteca” do site, perderá muita largura de banda hospedando-os.

Além disso, a hospedagem de vídeos tende a aumentar tremendamente os tamanhos do backup, dificultando a restauração do próprio site.

O que você pode fazer é usar e deixar que o YouTube, Vimeo ou outros serviços de hospedagem gratuitos de vídeo façam todo o trabalho pesado para você, desta forma você não precisa se preocupar com largura de banda, porque eles têm muito disso.

Depois de fazer o upload dos vídeos em alguma plataforma, você pode inserir no site apenas o código de incorporação. A aparência será a mesma, mas deixará o seu site muito mais leve.

Conclusão

Imagine o tanto de desempenho que poderá ser otimizado com a utilização destas práticas? Então, não perca mais tempo e comece a aplicá-las na criação de posts de um blog WordPress. Ao seguir, você irá melhorar significativamente a performance e a visibilidade nos motores de busca.

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