O envio de e-mail com anexo é uma forma conveniente de compartilhar arquivos com outras pessoas e como explicamos em nosso outro post, qualquer e-mail com anexo é tido como negativo pelos filtros de spam, sendo assim, deve-se seguir algumas boas práticas ao enviar e-mails com anexos, respeitando também os limites de tamanho que devem ser considerados para que o envio seja com sucesso.
Limites de tamanho de anexo
O tamanho máximo de um e-mail com anexo é determinado pelo servidor do remetente e também do destinatário.
Por exemplo, ao fazer o envio de um e-mail através do Webmail dos nossos servidores, você visualizará a informação “Tamanho máximo permitido do arquivo é 64 MB” e esse limite corresponde ao corpo do e-mail e anexos.
Vamos explicar para você como funciona.
O anexo é codificado utilizando o padrão MIME, o que causa um aumento de tamanho de até 40%. Assim, se no seu disco rígido um arquivo ocupa 35 MB, ao ser codificado utilizando o padrão MIME, para que possa ser enviado como um anexo, ele aumentará para cerca de 50 MB ou um arquivo que ocupa 23 MB no seu disco rígido passará a ter cerca de 30 MB.
Esse é apenas um dos tantos fatores que afetam o envio com sucesso de um arquivo anexo.
Por exemplo, o Gmail permite que os usuários enviem e-mails com anexos de até 25 MB e se o arquivo for maior, adiciona automaticamente um link do Google Drive, ferramenta nativa do Google para compartilhamento de arquivos.
Se você tentar enviar um e-mail com anexo que seja maior do que o limite de tamanho do servidor, você visualizará uma mensagem de erro informando que o tamanho do e-mail é maior do que o permitido ou talvez você consiga enviar, mas o e-mail retorne com uma mensagem de erro, pois o servidor do destinatário recusou o seu e-mail, visto estar acima do limite que eles permitem para recebimento.
Por isso, se você precisar enviar um e-mail com um anexo que seja maior do que o limite de tamanho do servidor, você pode usar um serviço de compartilhamento online de forma segura, eficiente e gratuita.
Conheça alguns serviços populares de transferência de arquivos:
Ao usar um serviço de transferência de arquivos, você pode enviar arquivos grandes para outras pessoas sem ter que se preocupar com os limites de tamanho do servidor e ainda economiza a quota de disco do seu plano de hospedagem. Que maravilha!
Comprimir arquivos em PDF para enviar anexado no e-mail
É sabido que a grande maioria dos anexos correspondem a arquivos em PDF e você sabia que é possível reduzir o ‘peso’ desse tipo de arquivo antes de anexa-lo ao e-mail?
Aqui estão alguns dos benefícios de comprimir arquivos PDF:
- Reduz o tamanho do arquivo, o que torna mais fácil enviá-lo anexado no e-mail;
- Melhora o desempenho do arquivo, o que torna mais rápido abri-lo e visualizá-lo;
- Economiza quota de disco do seu plano de hospedagem, o que é útil se você enviar muitos arquivos PDF.
Conheça alguns serviços populares de compressão:
Esse tipo de ação pode melhorar a eficiência do envio do e-mail.
Tipos de arquivos bloqueados por servidores
Além do limite de tamanho do servidor, existem outros fatores que podem afetar o envio com sucesso de um e-mail com anexo, como por exemplo, o tipo de conteúdo que está sendo anexado.
Alguns provedores de e-mail podem se recusar a enviar ou receber alguns tipos de anexos, inclusive se estiverem compactados (como .zip ou .rar). Esses tipos de arquivos podem servir de veículo para a transmissão de vírus, worms e spywares. Nem mesmo o melhor antivírus consegue identificar todos os tipos de arquivos com código maléfico, então a melhor solução ainda é o bloqueio completo.
Conclusão
O envio de e-mail com anexo é uma forma conveniente de compartilhar arquivos com outras pessoas, mas é importante estar ciente dos limites de tamanho e tipos de arquivos que podem ser enviados. Ao seguir essas boas práticas, você pode ajudar a garantir que seus e-mails com anexos sejam enviados com sucesso e não causem nenhum problema para o destinatário.
Gostou das nossas dicas? Compartilhe conosco!
Somos uma agência criativa que se preocupa com os resultados. Fazemos questão de entender cada aspecto da empresa de nossos clientes para garantir a satisfação com soluções criativas e inovadoras, promovendo a interação de ideias entre marcas e pessoas.
postagens relacionadas
junho 27, 2024
Otimização de imagens em sites: porque isso é crucial para seu SEO
Na busca por um site de sucesso, a otimização de imagens é frequentemente subestimada. No entanto,…
junho 14, 2024
Google Tag Manager: ferramenta essencial para potencializar o seu site WordPress
Se você está mergulhando no mundo da criação de sites e marketing digital, é essencial conhecer…
janeiro 5, 2024
Como organizar com eficiência as informações para a criação de site
Ao iniciar o processo de criação de site, a organização das informações é uma etapa primordial. O…
dezembro 12, 2023
Alerta phishing: como identificar mensagens de e-mail falsas
“Caro usuário", diz a mensagem impessoal em sua caixa de entrada, alertando para uma urgência na…