É fato que todos os usuários que possuem contas de e-mail estão enfrentando uma enxurrada de spam que parece não ter fim. Apenas nos primeiros quatro meses de 2022, quase dois milhões de e-mails foram enviados com anexos HTML maliciosos. O que muitas pessoas não sabem é que o spam não se limita a anúncios e ofertas inofensivas. Na verdade, os golpistas usam mensagens de e-mail de spam como uma maneira de espalhar vírus e phishing para obter informações pessoais de vítimas inocentes.

Abrir – mesmo que por engano – um e-mail de spam pode fornecer aos golpistas informações confidenciais, além de garantir que você continue a receber mais spam. Felizmente, há opções disponíveis para aqueles que estão cansados de lidar com caixas de entrada cheias de spam. Neste guia, explicaremos os riscos de receber spam e mostraremos como você pode se proteger para garantir que os e-mails de spam não atrapalhem sua vida digital.

Como os spammers obtêm seu endereço de e-mail?

Parar e-mails de spam começa com a compreensão do motivo pelo qual você os está recebendo. Embora possa parecer que os golpistas apenas conhecem seu endereço de e-mail, existem maneiras específicas de obtê-lo, incluindo:

Extração de endereços de e-mail a partir de mídias sociais ou site: Plataformas como LinkedIn, Instagram e Facebook podem expor seu endereço de e-mail para qualquer pessoa na internet (além de divulgar outras informações de contato, como seu número de telefone). Os golpistas usam um software que “vasculha” sites em busca de endereços de e-mail e os adiciona às suas listas.

Violação de dados: Os hackers visam os bancos de dados das principais empresas e depois vendem informações roubadas na dark web. Os endereços de e-mail são especialmente fáceis de roubar e custam pouco para comprar em grandes quantidades.

Comportamento anterior em relação a e-mails fraudulentos: Os fraudadores compartilham listas de endereços de e-mail ativos com base no seu comportamento. Se você clicar em um link ou até mesmo abrir um e-mail de spam, isso informa que você é um alvo.

Compra de listas de e-mail de corretores de dados: Os corretores de dados são empresas legítimas que coletam e vendem informações sobre você. Embora seus principais clientes sejam anunciantes, os golpistas também podem comprar listas de informações de contato pessoal para alimentar seus esquemas.

Saiba o que acontece se você abrir um e-mail de spam

Abrir um e-mail de spam pode ser perigoso, especialmente se ele contiver links ou anexos maliciosos. Além disso, muitos e-mails de spam tentam enganá-lo para que clique em links que o levam a sites falsos que parecem legítimos, mas que podem roubar suas informações pessoais ou instalar malware em seu dispositivo.

Portanto, é importante não abrir e-mails de spam ou clicar em links ou baixar anexos de remetentes desconhecidos. Se você não tiver certeza se um e-mail é legítimo, é melhor excluí-lo imediatamente.

Se você abriu um e-mail de spam e clicou em um link ou baixou um anexo, é importante agir rápido para se proteger. Nunca compartilhe informações pessoais ou financeiras com estranhos e evite clicar em links em e-mails não solicitados. Se você suspeitar que suas informações foram comprometidas, entre em contato com sua instituição financeira ou empresa de cartão de crédito imediatamente.

Veja como evitar spam em sua caixa de entrada

  1. Bloqueie endereços de e-mail de spam (blacklist)
  2. Use um alias de e-mail para novas contas
  3. Denuncie e-mails suspeitos como spam
  4. Remova endereços de e-mail das listas de corretores de dados
  5. Identifique sinais de um e-mail de phishing
  6. Cancele a inscrição em listas de e-mail indesejadas
  7. Desative o “carregamento automático” para imagens
  8. Verifique a dark web para ver se seu e-mail foi comprometido
  9. Não forneça seu endereço de e-mail a sites
  10. Proteja seus dispositivos com software antivírus

Embora seja quase impossível evitar todos os e-mails de spam, seguir essas dicas pode reduzir significativamente a quantidade de spam em sua caixa de entrada.

Porque considerar uma ferramenta anti-spam premium para proteger sua caixa de entrada

Ferramentas anti-spam pagas geralmente oferecem recursos mais avançados do que as incluídas nos planos de hospedagem compartilhada. Essas ferramentas costumam ter algoritmos mais sofisticados que analisam o conteúdo de e-mails de spam para filtrá-los antes que cheguem à sua caixa de entrada.

Além disso, as ferramentas anti-spam pagas também oferecem recursos como:

  • Bloqueio de IP: eles podem bloquear a recepção de e-mails de endereços IP conhecidos por enviar spam;
  • Filtragem de conteúdo: as ferramentas anti-spam pagas podem analisar o conteúdo do e-mail e bloquear automaticamente mensagens que contenham determinadas palavras ou frases associadas ao spam;
  • Proteção contra phishing: as ferramentas anti-spam pagas podem analisar links em e-mails e verificar se eles estão tentando levar o usuário a um site falso para roubar informações confidenciais;
  • Detecção de ameaças: essas ferramentas podem analisar anexos de e-mail para detectar malware e vírus que possam ser prejudiciais ao dispositivo do usuário.

No entanto, é importante lembrar que nenhuma ferramenta anti-spam é 100% eficaz. Algumas ferramentas podem marcar erroneamente e-mails legítimos como spam, o que é conhecido como “falso positivo”. Portanto, é importante monitorar a pasta de spam com frequência e marcar manualmente e-mails legítimos como “confiável” para evitar a perda de mensagens importantes.

Conclusão: se proteja de golpistas

Não forneça informações pessoais ou financeiras a golpistas. Eles querem roubar suas informações, não deixe que eles tenham sucesso.