Quantas vezes você já se deparou com uma frustrante mensagem de erro ao tentar acessar seu serviço de e-mails ou site, dizendo: “NÃO É POSSÍVEL ACESSAR ESSE SITE”? Certamente, muitos de nós já enfrentamos esse obstáculo que nos deixa sem saber o que fazer. Neste post, vamos explorar as possíveis causas desse problema e apresentar soluções eficazes para garantir que você possa acessar seus serviços online sem interrupções.

O erro “NÃO É POSSÍVEL ACESSAR ESSE SITE” é um problema do lado do usuário, não do servidor. Geralmente, acontece em razão de uma conexão ruim com a internet, mas também pode ocorrer devido às configurações de antivírus, de DNS, do próprio navegador ou ainda por motivos de incompatibilidade entre vários navegadores.

Se o seu IP está bloqueado no servidor, pode ser devido a várias razões, como tentativas de acesso não autorizadas, atividades suspeitas ou comportamento que viole as políticas do servidor.

O bloqueio de um IP em um servidor pode ocorrer por vários motivos, como por exemplo:

  • Diversas tentativas de acesso incorretas a uma hospedagem (falha de autenticação);
  • Falhas excessivas de envios de e-mail que podem ocorrer por destinatário incorreto, conta de e-mail inexistente ou envio de spam por dispositivo infectado;
  • Quantidade de envio de e-mails superior ao limite estabelecido no plano de hospedagem.

A partir do momento em que um IP de rede é bloqueado de forma automática no servidor, não é possível realizar nenhum tipo de acesso aos serviços relacionados ao mesmo até que o IP seja liberado. O bloqueio automático é realizado sempre que o servidor identifica a atividade realizada como maliciosa para assim proteger a integridade.

O IP que você informar ao suporte técnico não é desbloqueado permanentemente no firewall do servidor por motivos de integridade e segurança de todo o ambiente, pois como informado, o bloqueio irá ocorrer sempre que uma atividade maliciosa é identificada.

Se o seu IP é bloqueado com frequência

Verifique se existe algum computador em sua empresa/casa ou celular com e-mail configurado com senha incorreta, pois cada vez que o seu Outlook ou celular tentar sincronizar o e-mail com uma senha configurada incorretamente, será contabilizado um erro de autenticação e após 10 erros o IP da sua internet é bloqueado no firewall do servidor, impedindo que os computadores e dispositivos que usam a mesma internet consigam acessar o site ou e-mails, etc.

IMPORTANTE: É preciso resolver a causa do bloqueio em sua origem (sua rede local). Um computador ou celular diferente do seu usando o mesmo endereço IP pode ser o responsável.

Quem é afetado pelo bloqueio de IP

Apenas o acesso com o IP (rede local) bloqueado.

O que pode ser feito para resolver o bloqueio de IP do servidor

01

Se um erro ocorrer, faça sempre a limpeza dos cookies e cache do navegador antes de nova tentativa.

Como limpar os cookies e cache no Google Chrome:

1. Clique nos três pontinhos que ficam no canto direito do navegador (⋮)
2. Arraste o mouse até a opção “Histórico” e depois clique na segunda opção de mesmo nome que aparece: “Histórico”
3. Clique em “Remover dados de navegação” que fica do lado esquerdo da tela 4. Uma nova aba se abrirá com um pop-up das opções
5. No item “Período” selecione “Todo o período”
6. Selecione os itens “Cookies e outros dados do site” e “Imagens e arquivos armazenados em cache”
7. Clique em “Limpar dados”
8. Pronto, o seu navegador terá efetuado a limpeza dos arquivos que estavam armazenados

——-

02

Se não estiver conseguindo acessar a página através da sua conexão WI-Fi, sempre faça um teste utilizando exclusivamente a conexão 3G/4G/5G (dados móveis) do seu telefone, assim poderá ter certeza de que se trata de um problema de acesso local (sua rede) ou geral (servidor).

Funcionar através da sua conexão 3G/4G/5G (dados móveis) e NÃO funcionar através da sua rede local (WI-Fi) significa ser um problema exclusivamente na sua rede.

——-

03

Acesse o site Meu IP e informe ao suporte técnico do servidor qual o IP da sua conexão WI-Fi. A informação está em “meu IP é…”

BÔNUS

Acesse o site MXToolBox, digite o IP da sua conexão e clique em “blacklist check”. Se a mensagem “We notice you are on a blacklist” aparecer, significa que esse IP está listado em blacklists.

——-

Gostou do nosso conteúdo? Esperamos que este post tenha sido útil para ajudar você a resolver esse problema e melhorar sua experiência online.


Criação de site

Duo Digital

Somos uma agência criativa que se preocupa com os resultados. Fazemos questão de entender cada aspecto da empresa de nossos clientes para garantir a satisfação com soluções criativas e inovadoras, promovendo a interação de ideias entre marcas e pessoas.

postagens relacionadas

sobre nós

Oferecemos agilidade e comprometimento em soluções digitais que geram valor para os mais variados segmentos do mercado.

Venha nos fazer uma visita, tomar um café e tirar todas as suas dúvidas.

endereço

Rua dos Junquilhos, 07 · qd 09 · Ponta D’areia · São Luís · MA · Brasil

contato

98 98403-0709
falecom@duodigital.com.br