Quantas vezes você já se deparou com uma frustrante mensagem de erro ao tentar acessar seu serviço de e-mails ou site, dizendo: “NÃO É POSSÍVEL ACESSAR ESSE SITE”? Certamente, muitos de nós já enfrentamos esse obstáculo que nos deixa sem saber o que fazer. Neste post, vamos explorar as possíveis causas desse problema e apresentar soluções eficazes para garantir que você possa acessar seus serviços online sem interrupções.

O erro “NÃO É POSSÍVEL ACESSAR ESSE SITE” é um problema do lado do usuário, não do servidor. Geralmente, acontece em razão de uma conexão ruim com a internet, mas também pode ocorrer devido às configurações de antivírus, de DNS, do próprio navegador ou ainda por motivos de incompatibilidade entre vários navegadores.

Se o seu IP está bloqueado no servidor, pode ser devido a várias razões, como tentativas de acesso não autorizadas, atividades suspeitas ou comportamento que viole as políticas do servidor.

O bloqueio de um IP em um servidor pode ocorrer por vários motivos, como por exemplo:

  • Diversas tentativas de acesso incorretas a uma hospedagem (falha de autenticação);
  • Falhas excessivas de envios de e-mail que podem ocorrer por destinatário incorreto, conta de e-mail inexistente ou envio de spam por dispositivo infectado;
  • Quantidade de envio de e-mails superior ao limite estabelecido no plano de hospedagem.

A partir do momento em que um IP de rede é bloqueado de forma automática no servidor, não é possível realizar nenhum tipo de acesso aos serviços relacionados ao mesmo até que o IP seja liberado. O bloqueio automático é realizado sempre que o servidor identifica a atividade realizada como maliciosa para assim proteger a integridade.

O IP que você informar ao suporte técnico não é desbloqueado permanentemente no firewall do servidor por motivos de integridade e segurança de todo o ambiente, pois como informado, o bloqueio irá ocorrer sempre que uma atividade maliciosa é identificada.

Se o seu IP é bloqueado com frequência

Verifique se existe algum computador em sua empresa/casa ou celular com e-mail configurado com senha incorreta, pois cada vez que o seu Outlook ou celular tentar sincronizar o e-mail com uma senha configurada incorretamente, será contabilizado um erro de autenticação e após 10 erros o IP da sua internet é bloqueado no firewall do servidor, impedindo que os computadores e dispositivos que usam a mesma internet consigam acessar o site ou e-mails, etc.

IMPORTANTE: É preciso resolver a causa do bloqueio em sua origem (sua rede local). Um computador ou celular diferente do seu usando o mesmo endereço IP pode ser o responsável.

Quem é afetado pelo bloqueio de IP

Apenas o acesso com o IP (rede local) bloqueado.

O que pode ser feito para resolver o bloqueio de IP do servidor

01

Se um erro ocorrer, faça sempre a limpeza dos cookies e cache do navegador antes de nova tentativa.

Como limpar os cookies e cache no Google Chrome:

1. Clique nos três pontinhos que ficam no canto direito do navegador (⋮)
2. Arraste o mouse até a opção “Histórico” e depois clique na segunda opção de mesmo nome que aparece: “Histórico”
3. Clique em “Remover dados de navegação” que fica do lado esquerdo da tela 4. Uma nova aba se abrirá com um pop-up das opções
5. No item “Período” selecione “Todo o período”
6. Selecione os itens “Cookies e outros dados do site” e “Imagens e arquivos armazenados em cache”
7. Clique em “Limpar dados”
8. Pronto, o seu navegador terá efetuado a limpeza dos arquivos que estavam armazenados

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02

Se não estiver conseguindo acessar a página através da sua conexão WI-Fi, sempre faça um teste utilizando exclusivamente a conexão 3G/4G/5G (dados móveis) do seu telefone, assim poderá ter certeza de que se trata de um problema de acesso local (sua rede) ou geral (servidor).

Funcionar através da sua conexão 3G/4G/5G (dados móveis) e NÃO funcionar através da sua rede local (WI-Fi) significa ser um problema exclusivamente na sua rede.

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03

Acesse o site Meu IP e informe ao suporte técnico do servidor qual o IP da sua conexão WI-Fi. A informação está em “meu IP é…”

BÔNUS

Acesse o site MXToolBox, digite o IP da sua conexão e clique em “blacklist check”. Se a mensagem “We notice you are on a blacklist” aparecer, significa que esse IP está listado em blacklists.

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Gostou do nosso conteúdo? Esperamos que este post tenha sido útil para ajudar você a resolver esse problema e melhorar sua experiência online.