Caro usuário“, diz a mensagem impessoal em sua caixa de entrada, alertando para uma urgência na sua conta de e-mail. Em um mundo cada vez mais digital, as ameaças através de mensagens de e-mails falsas estão crescendo a taxas alarmantes. Em 2020, houve 241.342 incidentes de phishing relatados, mais que o dobro do ano anterior.

Como podemos nos proteger nesse oceano de mensagens eletrônicas fraudulentas? Vamos explorar algumas estratégias fundamentais.

Saudações genéricas e outros sinais de alerta

As mensagens de phishing muitas vezes começam com a repetição do seu próprio e-mail. Uma dica simples é sempre verificar o e-mail do remetente e não o nome do remetente, pois muita das vezes apenas o nome fica visível, mas não se iluda, os hackers conseguem falsificar até mesmo esse campo. Sempre desconfie e atente-se aos detalhes.

Evite abrir anexos a todo custo, a menos que tenha certeza absoluta de sua legitimidade, pois eles podem conter malware – qualquer software malicioso projetado para danificar ou explorar vulnerabilidades em redes ou dispositivos programáveis. Além disso, fique atento a mensagens que geram um senso de urgência, pedindo uma ação rápida. Golpistas frequentemente tentam manipular vítimas para agir impulsivamente.

Protegendo-se na navegação online

Mesmo ao navegar em sites, há precauções a serem tomadas. Apesar de anos confiando no “s” em “https” e no símbolo do cadeado, esses não são mais indicadores infalíveis de autenticidade. Phishers podem criar sites criptografados. O mais indicado é inserir a URL (endereço) manualmente para evitar redirecionamentos indesejados.

Dicas práticas para proteger suas informações pessoais

A criação de senhas robustas é crucial.

  1. Utilize senhas exclusivas para cada conta, evitando informações pessoais óbvias. Estatísticas mostram que senhas fortes, combinando palavras, números, símbolos e misturando maiúsculas e minúsculas, são menos suscetíveis a ataques.
  2. Mantenha todos os seus dispositivos atualizados com as últimas atualizações de segurança e nunca, em hipótese alguma, use softwares não licenciados (piratas).
  3. Evite redes Wi-Fi públicas para transações sensíveis. É uma porta aberta para os seus dispositivos.

Conclusão: permaneça vigilante

Em um mundo digital repleto de ameaças, a vigilância é a melhor defesa. Não abra anexos, clique em links ou forneça informações pessoais sem ter certeza absoluta da autenticidade do remetente. Proteja-se contra o aumento dramático das mensagens de e-mail falsas adotando essas práticas de segurança.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe conosco enviando uma mensagem para o nosso WhatsApp!

Juntos vamos construir um ambiente cada vez mais seguro.